Evento

Beach Tennis

Beach Tennis

O espaço pra a nova modalidade de esportes no Clube, o Beach Tennis, foi inaugurada no último dia 09 de Julho e está fazendo o maior sucesso!
 

Você sabe de onde veio o Beach Tennis?

O esporte foi criado na Itália, na década de 1980, mas chegou ao Brasil por volta de 2008. Desde então, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente em um mundo pandêmico – já que pode ser jogada sozinha ou em dupla e deve ser ao ar livre.
 
O sucesso do Beach Tennis no Brasil e no mundo deve-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona mesmo para quem nunca praticou antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.
 
O esporte também ganhou mais praticantes devido à alta queima calórica que oferece. O gasto médio é de 600kcal por hora.
 Nas competições profissionais e amadoras, os jogos de simples são disputados apenas entre jogadores do mesmo sexo. Nas duplas, além das categorias masculino e feminino, existe as mistas.

 

Dinâmica do ponto e contagem

Durante a disputa do ponto, cada jogador só pode ter um contato com a bola e o objetivo é projetá-la sobre a rede sem deixá-la cair na areia. Nos jogos de duplas, cada equipe também terá direito a apenas um contato com a bola. Para que o ponto termine, é necessário que alguma das seguintes situações ocorra: (1) erro na rede; (2) queda da bola na areia – a marcação de quadra define a bola como dentro ou fora; e (3) imposição de algumas regras – exemplo: tocar a raquete na rede ou tocar a linha de saque antes do contato com a bola no serviço.

A contagem no jogo de beach tennis é semelhante à utilizada no tênis. Os sets são formados por games, que são pontuados em: 15, 30 e 40. Quando um game estiver empatado em 40, o formato utilizado é o “no-ad”, sem vantagem.

Os voleios – forehand e backhand – são usados na devolução de saque e no decorrer do ponto. Diferentemente do tênis, os devolvedores de saque nos jogos de duplas não têm posicionamento definido

Nos eventos do circuito mundial, os sets são disputados no modelo tradicional até seis games – com a realização do tie break até sete pontos quando o set estiver empatado em 6 games – e, apesar da possibilidade da disputa em melhor de cinco sets, o formato melhor de três sets é o mais usado. Ou seja, vence o time que ganhar dois sets. Caso o jogo esteja empatado em 1 a 1, o terceiro e último set é disputado através de um match tie break (até 10 pontos), exatamente como é a disputa no circuito de duplas da ATP.

As regras que determinam a dinâmica de contagem são consideradas as mais flexíveis do beach tennis e, tanto nos torneios amadores quanto nos profissionais, é sempre a organização do evento que deve decidir qual formato será usado e, com antecedência, comunicar os participantes.

 

Golpes usados

Todos os golpes usados no beach tennis são herdados do tênis. O serviço é considerado fundamental. O movimento pode ser realizado por cima da cabeça – exatamente como no tênis – ou por baixo, parecido com o movimento de um forehand. Nas duplas mistas, o homem só tem permissão de servir por baixo. Ao contrário do tênis, não existe o let – repetição do serviço se a bola encostar na rede – e o saque pode ser feito de qualquer região antes da linha de base para qualquer área da quadra adversária. Além disso, apenas um serviço é permitido. Será considerada falta e, consequentemente perda de ponto, se houver o contato do pé do sacador por baixo ou por cima da linha de base antes do impacto da raquete com a bola. Assim como no tênis, a regra não permite que o sacador venha correndo e salte para executar o serviço.

Os voleios – forehand e backhand – são usados na devolução de saque e no decorrer do ponto. Suas variações são o drop-shot e o lob . Diferentemente do tênis, os devolvedores de saque nos jogos de duplas não têm posicionamento definido. Por fim, o smash é considerado um dos golpes mais agressivos e o responsável pela definição da maioria dos pontos.

Agora que você conhece as regras e medidas oficiais do beach tennis, é hora de colocar os pés na areia e se divertir com os amigos.

 

DEZ DICAS BÁSICAS DO BEACH TENNIS

Seja você um tenista experiente ou um novato nos esportes da raquete, iniciar no beach tennis é um processo simples. A mecânica dos golpes não é complexa e novos jogadores se adaptam com rapidez.

Entretanto, após o contato inicial e a fase de aprendizagem dos golpes, é necessário entender um pouco mais sobre a dinâmica da modalidade para se divertir também nas disputas de pontos e nos jogos. Para ajudar os novos jogadores nessa fase de adaptação, apresentamos dez dicas básicas que compõem o verdadeiro “feijão com arroz” do beach tennis.

1. A posição inicial da raquete é sempre à frente, no meio do corpo e na altura da cabeça.

2. A região ideal para o contato com a bola é acima da altura dos ombros, com o objetivo de que a trajetória da bola seja linear ou de cima para baixo. Dessa maneira, sua bola será ofensiva e o adversário terá menos chances de atacar.

3. Recomenda-se que o posicionamento inicial da dupla que recebe o saque seja um pouco à frente da metade da quadra (aproximadamente 3 metros da rede) e que os parceiros estejam lado a lado. No momento do saque, você deve ficar atrás da linha de fundo e o seu parceiro deve estar posicionado a aproximadamente 3 metros da rede, assim como na devolução. É imprescindível retornar ao posicionamento inicial imediatamente após efetuar uma rebatida que exija deslocamento. O objetivo é evitar “buracos” que se tornem alvos fáceis para os adversários quando os parceiros estão muito distantes um do outro.

4. A melhor maneira de atacar um adversário é movimentá-lo para frente e para trás com curtinhas e lobs. Deixe para usar a força apenas na definição de bolas altas junto à rede.

5. Bolas recebidas na direção do corpo até a altura da cabeça devem ser golpeadas de backhand. Já para as bolas recebidas na direção do corpo e acima da cabeça, usa-se o forehand.

6. O saque na diagonal deve ser a escolha mais frequente. Assim, o jogador utiliza o maior comprimento da quadra de duas maneiras: o campo fica maior e o saque corre menos risco de sair; além disso, você terá mais tempo para correr até o seu posicionamento correto (ao lado do parceiro) após o serviço.

7. Após efetuar um saque, é fundamental correr para frente e ocupar sua posição junto à rede e ao lado do seu parceiro o mais rápido possível. Consequentemente, quando fizer uma devolução, a melhor opção para esse momento é golpear uma bola curta à frente do sacador.

8. Quando sua dupla for receber um saque, o jogador posicionado à frente do sacador tem a responsabilidade de cobrir a paralela. Já o jogador que estiver posicionado do lado oposto do sacador, deve cobrir o meio. A diagonal exige menos preocupação, já que é um local difícil para sacar e, como a trajetória da bola é maior, você terá mais tempo para se posicionar e fazer a devolução.

9. Quando a dupla é formada por dois jogadores destros, o jogador mais experiente e de melhor nível técnico deve jogar do lado esquerdo para golpear com seu forehand as bolas direcionadas ao meio da quadra (entre os jogadores). Se a dupla for formada por dois jogadores canhotos, o ponto forte da dupla deve ficar do lado direito. Nas duplas formadas por um destro e um canhoto, o destro deve jogar do lado esquerdo e o canhoto, do lado direito. Observe que as duas primeiras estruturas sugerem posicionamentos que favorecem o uso mais frequente do forehand pelo jogador que é o ponto forte da dupla. Isso se dá porque a maioria das bolas em um jogo de beach tennis é direcionada ao corredor que se forma entre os dois jogadores.

10. Um dos segredos do sucesso no beach tennis, assim como em qualquer esporte, está no prazer em praticá-lo. Seja antes ou depois do “Play!”, não esqueça que se divertir também é fundamental para se tornar um grande beach tenista, almejar vitórias e, quem sabe, títulos.